Retenção de líquidos, o que fazer?

fev 6, 2017

No final da tarde você percebe suas pernas mais brilhosas e os pés com a marca do sapato ou da sandália que estava usando? A celulite está mais aparente? A balança varia muito entre manhã e noite?

Esses são sinais de edema ou “retenção de líquidos” como é popularmente conhecido, ocorre por extravasamento de um liquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Este edema pode ocorrer casualmente ou persistir, dependendo do motivo que o causou, sempre deve-se estar atento e é importante investigar (ir ao médico) caso este edema seja duradouro ou muito intenso.

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Casos de edema mais leves podem ser causados por má alimentação, uso de anticoncepcionais, falta de exercícios…

Dicas de como diminuir a retenção de líquidos:

  •  Diminua o consumo de sal;
  •  Não consuma alimentos industrializados;
  •  Tome mais água;
  •  Prefira alimentos integrais e evite refinados (farinha, pães brancos, massas…);
  •  Evite bebida alcoólica e refrigerante;
  •  Faça atividade física regularmente;
  •  Tenha na sua dieta alimentos ricos em cálcio e magnésio (folhosos verdes escuros, castanhas, iogurte natural, nozes) eles ajudam a diminuir a absorção de sódio;
  • Alguns chás são indicados como auxiliares na diminuição da retenção de líquidos: carqueja, chá verde, hibisco são exemplos. (Lembrando que a quantidade, frequência e qual é o mais indicado para o seu caso deve ser orientado por um nutricionista).

 

Beijos,

Monique Pereira

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